7 tecnologias que podem mudar o futuro

Um Futuro para Humanidade

O mundo esta mudando e com ele a tecnologia. Nós últimos anos a humanidade tem buscado cada vez mais uma formas de se desenvolver e evoluir, embora seja impossível prever exatamente o que vai acontecer no futuro, nós podemos estudar a evolução e, a partir disso, estimar o provável andamento de alguns setores, como a tecnologia.

Confira 7 tecnologias que podem mudar o futuro:

 

01. Energia solar

O Futuro do Mundo

A energia solar parece uma eterna promessa. Ainda não conseguimos torná-la tão eficiente e vantajosa economicamente quanto outras fontes de energia, mas existem muitos projetos interessantes para o futuro. Um exemplo é o da empresa Ubiquitous Energy, que desenvolveu lâminas transparentes com células fotovoltaicas. As lâminas são na verdade 20 vezes menos eficazes que os painéis solares comuns, mas possuem duas grandes vantagens: são bem mais baratas e podem ser usadas em muitos lugares, como fachadas de prédios inteiros.

02. Impressoras 3D para construção civil

tecnologias para a Humanidade

As impressoras 3D já são realidade há anos, mas continuam nos impressionando e ganhando novos recursos. Uma de suas utilidades pode ser a construção civil. Já existem impressoras capazes de imprimir casas de 230 m³ em apenas 20 horas. Em Xangai, na China, uma construtora já demonstrou o uso dessas impressoras usando uma combinação de cimento e fibra de vidro como material, montando casas que podem custar metade do preço de uma convencional.

03. Ilhas despoluidoras

Diga não a Poluição

Despoluir rios pode ser um trabalho demorado e muito custoso, sempre na cifra dos milhões de dólares. Mas existem iniciativas mais simples, como a desenvolvida pela empresa Biomatrix Water, que utiliza ilhas artificiais modulares com plantas capazes de “sugar” a poluição dos rios, estimulando a presença de microrganismos que se servem dos poluentes como alimento, sem qualquer adição de químicos.

04. Filtros de escapamentos

Carro Importado

O transporte é a segunda maior fonte de emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa – atrás da agropecuária. Boa parte dessa emissão de CO2 vem dos escapamentos dos veículos. Algumas soluções vem sendo criadas para diminuir essa poluição, como o CO2tube, um equipamento que fica posicionado na saída do escapamento e transforma os resíduos em substâncias não nocivas, como água, carbonato de sódio, oxigênio e açúcares.

05. Plástico termorrígido reciclável

Planeta Sustentável

A maioria dos plásticos pode ser reciclado, mas não todos. Os plásticos termorrígidos, usados muitas vezes em celulares, computadores e outros produtos que exigem mais resistência, não podem ser reaproveitados. Mas a ciência está progredindo e os plásticos termorrígidos recicláveis podem se tornar uma realidade nos próximos 5 anos – o que pode representar uma grande redução no resíduo descartado.

06. Tecnologia neuromórfica

Inteligencia Artificial

Já faz um tempo que a ciência busca descobrir qual será o próximo grande passo para a computação depois do silício. A tecnologia neuromórfica é uma forte candidata, pois imita a forma como o nosso cérebro funciona, por meio de uma rede interconectada, ao invés da transferência de informações linear da computação atual. Os novos chips prometem simular a arquitetura do cérebro e aumentar a capacidade de processar informações, além de abrir caminho para a inteligência artificial.

07. Nanodiamantes

Tratamento de câncer

Nanodiamantes são diamantes de apenas 5 nanômetros de comprimento (2 milhões de vezes menor que 1 cm). Eles podem ser usados como átomos que permitem ligações fortes com diversos outros materiais. A ciência ainda está descobrindo todo o potencial de uso desses nanodiamantes, que podem ir desde melhorias na indústria de cosméticos e no consumo de combustíveis, passando pelo tratamento do câncer e até computação quântica. Nanodiamantes podem ser o material do futuro.

Comments

comments