Conheça o interior do Cofre do Juízo Final

End of the world safe

Cofre Há muito tempo imaginamos cenários em que, por causa de desastres, mudanças climáticas ou guerra nuclear, a vida como a conhecemos acaba, com partes da terra tornadas inóspitas com a devastação ambiental generalizada.

Escondido com cerca de 120 metros de profundidade dentro de uma montanha em uma ilha remota entre a Noruega continental e o Pólo Norte, o Silo Global de Sementes de Svalbard foi projetado para nos ajudar se isso acontecer.

Safe box

Ele armazena sementes valiosas de culturas de todo o mundo e, recentemente, por causa da guerra civil síria, seu uso veio a ser necessário para ajudar a humanidade pela primeira vez. O caixa-forte não está aberto ao público, mas pode ver como é logo abaixo:

Svalbard é o lugar mais setentrional do mundo que ainda tem vôos programados, de acordo com The Crop Trust, o grupo responsável pelo sistema global de bancos de sementes.

Local Safe

É mais de 120 metros acima do nível do mar, e há pouca umidade no ar.

Cidade

Desde que o cofre foi enterrado no pergelissolo, poderia permanecer congelado pelo menos 200 anos, mesmo se a energia acabasse.

Home of the Safe Box

Este cofre tem sementes de mais de 60 instituições e quase todos os países do mundo, coletadas dos mais de 1.500 bancos de genes globais que armazenam amostras de sementes de todas as culturas nativas da respectiva região pertencente.

Muito Lindo

As reservas são enviadas para Svalbard no caso de um desastre arruinar as amostras no banco de sementes principal.

Diversidade

Dessa forma, a diversidade genética de culturas ao redor do mundo é mantida segura.

Genetic

As amostras de sementes são enviadas para Svalbard em grandes caixas, que são escaneadas com raios-X ao chegarem à ilha para se ter certeza de que não há mais nada além de sementes.

Coisas

O telhado e parte da fachada do edifício é uma obra de arte com uma instalação de luz por Dyveke Sanne, uma vez que todos os edifícios públicos na Noruega são legalmente obrigados a ter arte.

Operários

Há cinco portas com fechaduras codificadas que qualquer um que deseja entrar tem que passar.

trabalhador

Além disso, The Crop Trust diz que os ursos polares – que superam o número de humanos na ilha – fornecem uma “camada de segurança” extra.

polar

A temperatura no interior é mantida a -18º C, frio o suficiente para manter as sementes seladas viáveis para – em alguns casos – milhares de anos.

Mulher bonita

Até agora há mais de 860.000 amostras, coletadas desde que Svalbard abriu em 2008. Cada amostra contém 500 sementes.

coleção

Mas há espaço suficiente nas três salas principais do cofre para armazenar 4,5 milhões de amostras, o que seria mais de 2 bilhões de sementes.

Armazenamento

As sementes chegam seladas em papel alumínio e são mantidas dentro de caixas seladas para evitar qualquer deterioração.

Guardando Sementes

Em 2015, o banco de sementes ICARDA (Síria) retirou amostras do cofre – uma primeira vez – para que pudesse mudar e restaurar seu banco de sementes, que havia sido danificado pela guerra.

Icarda banco de sementes

Isso mostrou que o cofre de sementes poderia servir a sua função, mas espero que não haja necessidade de outra retirada em um futuro próximo. “Isso ilustra porque nós o construímos”, diz Cary Fowler. “A perda dessa coleção seria insubstituível … Eu digo às pessoas que é uma ótima história – uma triste história – do banco de sementes funcionando como uma apólice de seguro”.

Cofre do fim do mundo

Cofre

Fonte: IFLScience

Comments

comments