Antigo texto grego revela receita inusitada para curar ressaca

Da próxima vez que você tiver uma ressaca, considere utilizar um colar de folhas. Brincadeiras à parte, é isso que sugere uma antiga receita para curar ressacas, revelada em um texto grego analisado recentemente. De acordo com o papiro escrito em grego, quem sofresse com ressaca deveria juntar folhas de um arbusto chamado Chamaedaphne Alexandrino (Ruscus racemosus L), e utilizar as folhas, amarradas em um cordão, em volta do pescoço.

De acordo com uma publicação do portal americano ‘LiveScience’, a planta era conhecida por uma suposta capacidade de aliviar dores de cabeça, mas se isso realmente funcionava – ainda mais em uma dor de cabeça causada por ressaca – ainda é uma dúvida.

Esse papiro de 1900 anos de idade é um dos mais de 500 mil documentos semelhantes que foram encontrados na antiga cidade egípcia de Oxyrhynchus pelos pesquisadores Bernard Grenfell e Arthur Hunt, cerca de um século atrás. Estudar e publicar artigos sobre todos esses papiros é uma tarefa árdua, que leva uma boa quantidade de tempo – até o momento, mais de um século. O volume 80 dos estudos foi publicado recentemente, trazendo estudos e textos decifrados de mais de 30 papiros médicos encontrados em Oxyrhynchus, incluindo o que abriu esta reportagem.

Veja Também: 15 CURIOSIDADES QUE VOCÊ NÃO CONHECIA SOBRE A CERVEJA

Recém publicado, esse volume representa “a maior coleção de papiros médicos já levados ao público”, escreveu Vivian Nutton, professora da University College London. A coleção inclui textos médicos e tratamentos para uma ampla variedade de enfermidades, como hemorroidas, úlceras, problemas dentários e até mesmo alguns fragmentos que falam sobre cirurgias no olho, diz a publicação americana.

Os antigos moradores de Oxyrhynchus abraçavam-se fortemente na cultura helenística, que se espalhou por todo o Egito e parte do Oriente Médio após as conquistas de Alexandre, o Grande.

Comments

comments