10 fatos surpreendentes sobre os ataques de Hiroshima e Nagasaki

Hiroshima e Nagasaki foram as primeiras cidades do mundo a testemunhar o poder das armas nucleares. Ainda hoje, as sombras das vítimas jazem impressas nas paredes dessas cidades. Aqui estão fatos interessantes sobre Hiroshima e Nagasaki relacionados a essa tragédia.

Hiroshima e Nagasaki

01. Durante décadas, o prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, escreveu cartas de protesto cada vez que um teste nuclear era conduzido, como um apelo para acabar com o uso de armas nucleares.

02. A Chama da Paz em Hiroshima queima desde 1964 em honra das vítimas e será extinta somente quando todas as armas nucleares forem removidas do mundo e a Terra estiver livre de ameaças nucleares

03. Após o primeiro bombardeio atômico de Hiroshima, no Japão, um policial de Hiroshima foi para Nagasaki para ensinar a polícia técnicas para sobreviver ao ataque. Como resultado desta advertência oportuna, nenhum policial em Nagasaki morreu na explosão atômica.

04. Em 1945, um homem chamado Tsutomu Yamaguchi sobreviveu à explosão atômica em Hiroshima em um abrigo antiaéreo. Ele passou a noite lá, e na parte da manhã pegou um trem que pudesse chegar ao seu trabalho em tempo em Nagasaki, onde sobreviveu a uma outra explosão atômica.

05. Após o bombardeio atômico de Hiroshima, centenas de pessoas (muitas delas já lesionadas) fugiram para Nagasaki. Destas, 165 sobreviveram aos dois bombardeios.

Veja Também15 Fatos históricos que transformaram o mundo

06. “Sombras de Hiroshima”: Quando a bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima, a intensidade da explosão foi tão grande que permanentemente marcou sombras de pessoas e objetos no chão.

07. Em 1945, operadores de radar japoneses detectaram um pequeno número de aviões norte-americanos entrando no seu espaço aéreo (um dos quais carregavam as bombas nucleares a serem lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki), mas decidiram não interceptá-los uma vez que o pequeno número de aviões não era visto como uma ameaça.

08. O antigo jogo de tabuleiro “Go” estava sendo jogado em um torneio em Hiroshima em 1945, quando a bomba atômica explodiu a apenas 5 km de distância. Embora o prédio tenha ficado danificado e pessoas tenham ficado feridas, eles terminaram a partida mais tarde naquela mesma tarde.

09. O exército japonês planejava que cada homem, mulher e criança lutasse contra os EUA ao estilo Kamikaze mesmo depois de Hiroshima. Eles ainda tentaram um golpe quando o Imperador se rendeu.

10. O sobrevivente conhecido mais próximo do epicentro do ataque de Hiroshima se escondeu em um porão a apenas 170m do ponto zero.

Comments

comments