Saiba quais são os benefícios de jogar videogame

Videogame:

Nada de dizer que gamers são preguiçosos, não-sociáveis, aversos ao conhecimento ou que isso os torna sedentários. Isso já são conceitos obsoletos. Os videogame não estão mais associados apenas a diversão, mas  ligados a várias outras atividades e comportamentos.

Não é preciso fazer uma pesquisa para avaliar algumas melhorias com o uso do aparelho. Principalmente para crianças e adolescentes, os jogos podem, por exemplo, estimular o trabalho de equipe – quem nunca chamou colegas para jogar futebol, vencer guerras ou confrontos de luta? Além disso, podem acostumar o indivíduo com o senso de ganhos e perdas, de se esforçar para conseguir um objetivo, aprender outras línguas e raciocínio lógico, sobretudo aulas de história, ciência e introdução a profissões, dentre elas, até mesmo, fazer o seu próprio jogo.

Mas quais são os benefícios que jogar videogame traz, tecnicamente? O portal GameFM listou alguns e trouxemos para vocês os mais importantes:

Confira alguns dos benefícios do videogame.

Memória: A Federação dos Cientistas Americanos revelou que estudantes se lembram 90% melhor de informações ensinadas em uma simulação comparadas com 10% de possibilidade de lembrança ao ler livros ou revistas.

Cura por fisioterapia: Games que se baseiam em exercícios, como os do Wii, ajudam muito pessoas que sofrem do Mal de Parkinson. Num estudo, após 12 semanas de jogatina, 55% das pessoas melhoraram sua velocidade ao realizar tarefas e melhoraram o equilíbrio.

Calmante: Jogar qualquer tipo de game reduz em 17% a produção do hormônio que induz o estresse, o cortisol. O puzzle “Bejeweled” mostrou que 54% de seus jogadores assíduos demonstraram 54% de redução de estresse físico. E tem gente que diz que estimula a violência…

Concentração sobre-humana: Gamers conseguem dar atenção a até seis coisas ao mesmo tempo enquanto os não-gamers só conseguem se concentrar em quatro. Também conseguem realizar testes de cognição com 20% a mais de eficiência.

Visão acelerada:  Jogar games de ação por algumas horas aumenta a capacidade de alcance de visão e perímetro da percepção humana.

Tolerância à dores: Estudos mostram que 50% dos gamers demonstraram maior invulnerabilidade ao sentir dores de queimaduras. Jogar games violentos aumenta a tolerância de qualquer dor em até 65%.

Mas é necessário ter um equilíbrio sobre a vida. Já existem estudos que o desequilíbrio pode causar sedentarismo, dependência e obesidade, mas nada que seja controlado não resolva o problema e garanta diversão e aprendizado para quem usa com frequência. O último Fórum de Neurociências realizado em Barcelona abordou sobre melhora no aprendizado com práticas de videogames e constatou que pelo menos uma hora diária de prática, principalmente os que envolvem tiro, podem melhorar a aprendizagem de uma pessoa.

Comments

comments