Qual o cheiro do espaço?

Cheiro do Universo

Você já parou para pensar em qual o cheiro do espaço? A NASA sim. De acordo com pesquisadores, a fronteira final tem um cheiro semelhante com o de uma grande corrida de carros – metal quente, fumaça de óleo diesel e um leve cheirinho de churrasqueira. O que mais causa esse cheiro são as estrelas morrendo.

Os subprodutos dessas violentas explosões são chamados de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. De acordo com os astrônomos, estas moléculas parecem estar em todo o universo, além de flutuar para sempre, aparecendo em cometas, meteoritos e poeira espacial.  Não surpreendentemente, os compostos podem ser encontrados no carvão, no petróleo e até mesmo na comida.

Cheiro

Cheiro

pesar disso, não é possível identificar o verdadeiro cheiro do espaço, devido ao vácuo e falta de oxigênio. Porém os astronautas relatam sentir o cheiro semelhante ao de bife queimado ou frito em suas roupas, que acabam pegando párticulas no espaço que continuam na roupa após voltarem à estação.

O nosso sistema solar é rico em carbono e pobre em oxigênio. É só imaginar um carro preso em um ambiente muito fechado: o oxigênio vai diminuindo, e você começa a sentir um mau cheiro e fuligem preta. Depois de deixar a nossa galáxia, no entanto, os odores podem se tornar realmente interessante. Em alguns locais do universo, por exemplo, nuvens moleculares repletas de minúsculas partículas abrigam uma verdadeira miscelânea de aromas, de rajas de açúcar a cheiro de ovo podre.

Comments

comments