A sociedade 999

Existem várias sociedades internacionais para pessoas de alto quociente de inteligência (QI). A mais conhecida, maior e mais antiga delas é Mensa, que seleciona pessoas com QI no 2% superior da população mundial (percentil 98).

Uma outra sociedade, menos conhecida e mais seleta que Mensa, é a Sociedade Triplo Nove (Triple Nine Society ou TNS). Fundada em 1978 em Estados Unidos, TNS exige um nível de inteligência no 0,1% superior da população mundial (percentil 99,9). Em termos de valores de QI, o limiar para ingresso a TNS é 146, na escala Weschler, ou 173, na escala Cattell (para Mensa, os limiares são 130 e 148, respectivamente).

Atualmente, TNS possui em torno a 1.700 membros distribuídos em 50 países. A grande maioria deles está em Estados Unidos (aproximadamente 1.300 membros) e há grupos expressivos em França, Alemanha, Canadá e República Checa. Em Brasil são somente seis membros, dispersos por cidades do centro-oeste, sudeste e sul do país.

Diferentemente de Mensa, TNS parece preferir uma atuação mais discreta. Evidência disso são seus grupos em Facebook, todos secretos para resguardar a privacidade dos participantes — Mensa possui inúmeros grupos visíveis, tanto oficiais quanto não oficiais, tanto públicos quanto privados — . O secreto contribui para um certo ar de mistério da sociedade, o qual é alimentado pela ligação do triplo nove com o número bíblico 666.

Libertarismo

Oficialmente, a sociedade não mantém nem apoia nenhuma linha política ou filosófica em particular. Não obstante, seus membros tem se manifestado majoritariamente em favor do libertarismo, apoiando o livre mercado, o estado mínimo e contrários ao pagamento de imposto de renda. Apoiam, também, o porte de armas, restrições mínimas sobre os jogos de azar e a prostituição, e a descriminalização das drogas mantendo controles similares ao caso de bebidas alcoólicas e tabaco. Reprovam a intervenção do estado no comércio, em assuntos pessoais e na saúde, exceto em favor de pobres e idosos, aceitando ao mesmo tempo subsídios estatais à pesquisa básica e médica. Ainda, são favoráveis à legalização do aborto e ao suicídio assistido por médicos. Um press release divulgado pela sociedade contém um resumo dessas opiniões.

Atividades

O objetivo de TNS está definido na sua Constituição, que afirma o compromisso com “a amizade, a comunicação, a aventura da exploração intelectual, e uma maior realização de potencialidades individuais.”

O principal canal de comunicação da sociedade é a revista bimestral Vidya, que inclui matérias de autoria dos próprios membros e relatórios oficiais da diretoria. Os membros também se relacionam por meio de grupos online em Facebook, Linkedin e outras redes, encontros regionais e dois encontros internacionais anuais, um deles realizado sempre em Estados Unidos e o outro em Europa. Além disso, a sociedade mantém uma Fundação filantrópica de apoio a superdotados.

Além do 999

Vale notar que existem, também, sociedades de alto QI que pretendem uma seleção ainda mais restrita que TNS, como a Sociedade Prometheus (percentil igual ou superior a 99,997) e a Sociedade Mega (percentil igual ou superior a 99,9999). No entanto, sua validade deve ser questionada a causa da dificuldade, ou até impossibilidade, em medir tais níveis com testes de inteligência oficialmente reconhecidos. Em geral, valores de QI acima de 160 (escala Weschler, equivalente ao percentil 99,997) devem ser considerados com desconfiança.

FonteAd Clerum

Comments

comments