Isso é o que acontece quando um raio atinge um carro

É raro um raio atingir um carro, mas pode acontecer de você estar dirigindo tranquilamente em uma estrada muito aberta e seu veículo servir como receptor para uma enorme descarga elétrica.

Alguns acreditam erroneamente que os pneus do automóvel agem como isolantes. É impossível apenas um pouco de borracha dar conta de uma colossal descarga elétrica.

Embora o raio possa danificar a central elétrica do carro, disparar os Airbag, trancar as portas, e derreter algumas partes externas, os ocupantes do veículo estão totalmente seguros (pelo menos se conseguirem parar o carro sem maiores problemas após um susto desses).

Assista ao vídeo:

O que mantém os ocupantes do carro em segurança é um fenômeno chamado Gaiola de Faraday, descoberto pelo físico Michael Faraday, no qual a descarga elétrica é concentrada principalmente na parte externa do veículo, deixando seu centro oco livre da descarga, embora exista metais condutores que ligam o exterior ao interior do veículo. Por isso, é importante não tocar em nada metálico caso um raio caia sobre seu carro.

O vídeo acima demonstra um experimento com uma pessoa dentro de uma gaiola que é eletrocutada.

Veja TambémVeja um raio capturado em uma caixa de vidro para sempre

Portanto, se não houver outra escolha, você pode se abrigar em um carro durante uma tempestade, desde que ele esteja fechado e de preferência afastado de árvores e de campos abertos.

 

Fonte:  WeatherChannel

Comments

comments