Cientistas encontram o “continente perdido”

Continente perdido

continente Um estudo publicado recentemente na revista Nature Geoscience revela uma série de descobertas que revolucionam tudo o que se sabia sobre o comportamento das placas tectônicas.

A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Chicago, nos EUA, examinou detalhadamente a colisão da Eurásia com a Índia, iniciada há 60 milhões de anos e ainda em curso lento, responsável, entre outros fenômenos, pelo aparecimento da Cordilheira do Himalaia.

Miquela Ingalls, a geóloga responsável pela equipe, explica: “descobrimos que metade da superfície terrestre que existia há 60 milhões de anos não existe atualmente”.

Após analisar várias hipóteses, os pesquisadores concluíram que a única explicação possível é que a crosta que falta – o que poderia ser considerado um “continente perdido” – tenha se reciclado no manto terrestre após o choque.

Essa nova teoria poderá esclarecer alguns fenômenos que desconcertavam os cientistas, como a presença de chumbo e urânio na lava vulcânica. Esses elementos estão presentes na crosta terrestre, mas são muito raros no manto. A possibilidade de que a superfície seja absorvida pelo interior do planeta explica como esses elementos podem estar presentes no magma.

Fonte: Taringa, Seu History