Cientista brasileiro esta cotado ao Nobel de Física

Brasileiro

O nome do físico paranaense Celso Grebogi está entre os citados no 2016 Thomson Reuters Citation Laureates.

Ele aparece em co-autoria com Edward Ott e James A. Yorke ao prêmio por uma teoria sobre o controle de sistemas caóticos. Trata-se do Método OGY, que recebeu esse nome em homenagem às iniciais dos pesquisadores.

O trabalho dos três pesquisadores desafiou a crença de que o caos era incontrolável e se tornou uma referência na área. A pesquisa do trio em dinâmica caótica combina métodos e técnicas analíticas com vastos experimentos computacionais com o objetivo de estabelecer princípios matemáticos básicos que cientistas e engenheiros são capazes de aplicar em seus próprios campos.

Grebogi comemorou a chance de estar entre os concorrentes ao prêmio, mas ele não acredita ser favorito ao Nobel de Física.

“Eu diria que receber o Citation Laureate 2016 do Thomson Reuters é uma honra muito grande. Isso foi uma boa surpresa, raramente um brasileiro está nessa lista, mas acho muito difícil levar o prêmio este ano por causa do experimento que fez a detecção direta de ondas gravitacionais, confirmando uma previsão de Einstein feita em 1916”, diz o cientista, em entrevista à Gazeta do Povo, de Aberdeen, na Escócia, onde mora atualmente. “É, no entanto, um privilégio nosso trabalho ser considerado na mesma companhia de tão significativos desenvolvimentos em física”.

Fonte: Seu History

Comments

comments