Pernas de dinossauros são “implantadas” em embriões de galinhas geneticamente modificados

Sessenta e seis milhões de anos atrás, a era dos dinossauros chegou ao fim dramático com um enorme impacto de um asteroide que os levou ao caminho da extinção. Nem todos eles morreram, no entanto; os que sobreviveram tornaram-se os pássaros de hoje em dia.

Os cientistas ainda estão tentando mapear cuidadosamente as alterações anatômicas que ocorreram entre dinossauros e aves durante este tempo, e não há nenhuma maneira melhor de fazer isso do que se envolver em um pouco de “evolução inversa.” Com isto em mente, uma equipe de pesquisadores tem cultivado “pernas de dinossauros” em embriões de galinha, como revelado em seu estudo na revista Evolution.

Notavelmente pesquisas anteriores que consistiam em manipular galinhas em “tornar-se” dinossauros já ocorreram. Em 2015, um estudo apresentado, mostrou que as galinhas que tinham sido otimizadas durante o desenvolvimento embrionário podiam ter um focinho de dinossauro. Um ano antes, um estudo mais low-tech demonstrou como alguns pesos estrategicamente posicionados poderiam fazer uma galinha caminhar como umTyrannosaurus rex.

Esta nova pesquisa teve como objetivo descobrir os segredos por trás do desenvolvimento de esqueletos de dinossauros, mais uma vez usando galinhas. Na verdade, eles já são veteranos quando se trata de reverter a evolução: Em 2015, os pesquisadores conseguiram fazer com que as galinhas desenvolvessem pés semelhantes a dinossauros. Desta vez, eles estavam interessados em como os ossos das pernas crescem.

molecular-exp dinossauros
Comparando-se os ossos da perna de Deinonychus e galinhas comuns. Em dinossauros, a fíbula e a tíbia são aproximadamente do mesmo comprimento; não somente em frangos e outras aves modernas. Os painéis inferiores mostram como desligar IHH muda outro gene chamado PTHrP, que incentiva o crescimento fíbula. João Botelho et. al./Evolution

Aves modernas são os descendentes vivos de um grande grupo de dinossauros com penas, que não voavam chamados de Coelurosauria, que inclui Deinonychus, Tyrannosaurus, e Velociraptor. Archaeopteryx, o exemplo mais famoso da transição entre o mais antigo Coelurosauria e os pássaros de hoje, tinha um osso em forma de tubo chamado fíbula, que chegava até o tornozelo.

Hoje em dia, as fíbulas dos pássaros não alcançam o tornozelo. A fim de descobrir por que essa mudança aconteceu, esta equipe de pesquisadores da Universidade do Chile olhou para a genética do próprio frango. Ao inibir a atividade ou “expressão” de um gene com o nome um tanto estranho – Indian Hedgehog (ou IHH), eles observaram que a fíbula, assim como nos dinossauros, continuou a crescer.

Isto significa que o fíbulas de frangos modernos são “proibidas” de crescer além de sua genética até certo ponto. Os autores do estudo observaram que este crescimento atrofiado parece ser regulado por um osso do tornozelo chamado de calcâneo. Como o calcâneo se desenvolve, ele determina, essencialmente, quando a fíbula deve parar de crescer.

Quando IHH foi inativado, no entanto, um outro gene relacionado com o crescimento de osso chamado PTHrp mostrou atividade muito mais forte. Isto encorajou a fíbulas a continuarem crescendo até que elas sejam anexadas aos tornozelos – altamente reminiscentes da anatomia do esqueleto do Archaeopteryx.

Infelizmente, essas galinhas semelhantes a dinossauros não foram autorizadas a eclodir. Este estudo não tinha a intenção de tornar essas criaturas genuínos dinossauros para fins comerciais ou não-científicos, portanto, quaisquer sonhos de reverter a evolução das galinhas para criar dinossauros de estimação, por enquanto, precisa ser colocado em espera!