Cometa Halley, porque ele é tão famoso? confira 5 curiosidades

O Cometa Halley é um cometa periódico, que se tornou famoso por “visitar a Terra” a cada 75 a 76 anos. Mas além disso, o que faz desse cometa tão especial? O que acontece quando ele passa pela Terra? Veja esses e outros fatos que o fazem chamar tanto a atenção das pessoas!

01- Quando será sua próxima visita?

Cometa Halley

Ao todo, já foram registradas 30 passagens do cometa Halley pela Terra, e ele será visível aqui novamente em 2061.

Ainda não se sabe exatamente em qual mês, mas especula-se que será em meados de junho. Além disso, espera-se que durante essa passagem o cometa apareça muito mais brilhante do que em sua última visita, em 1986, pois estará no mesmo lado da Terra em relação ao sol.

02. Ele foi o primeiro cometa periódico a ser descoberto

Cometas

O cometa Halley foi descoberto pelo astrônomo Edmond Halley em 1696, que examinou os relatórios de um cometa que se aproximou da Terra em 1531, 1607 e 1682.

Ele concluiu que esses três cometas eram realmente o mesmo que sempre retornava à Terra, e previu que o cometa voltaria novamente 1758. Infelizmente, Halley não viveu para ver o retorno do cometa, mas sua descoberta fez com que esse corpo celeste fosse batizado com seu nome.

Vídeo traz a sensação de como é viajar na velocidade da luz através do Sistema Solar

03. Não é possível ver a sua cor

cometa sem cor

O cometa reflete aproximadamente 4% de luz que ele recebe e, embora pareça muito claro e brilhante, ele é escuro como carvão.

Ele apenas brilha intensamente quando está perto o suficiente para o Sol, pois a poeira e os vapores são queimados.

04. Responsável por chuvas de meteoros

Chuva de meteoros

Apesar do cometa só passar na Terra a cada 75 anos, você pode ver seus resíduos em uma frequência muito menor.

A chuva de meteoros Orionid, que é gerada pelos fragmentos do Halley, ocorre todos os anos no mês de outubro. Além disso, ele produz chuvas de meteoros em maio, chamada Eta Aquarids.

05. Halley irá desaparecer

Cometa halley vai desaparecer

Seu destino não é evidente para os cientistas, mas eles afirmam que o cometa ainda ficará em nosso sistema solar por aproximadamente 10 milhões de anos.

Porém, em algum momento, ele poderá evaporar como uma bola de gelo, se dividir em dois, ou então ser lançado para fora do nosso sistema solar.

Cometa Halley